9 de agosto de 2013

História da Proporção de Tela History of Aspect Ratio

Run, Cary, run!


Muito bem, dando continuidade ao assunto do post anterior, eis que os chapas do site FilmmakerIQ (aqui: http://filmmakeriq.com/), um dos melhores quando o assunto é cinema, disponibilizaram uma muito bem-feita e divertida aula sobre a história da proporção de tela. Para quem não sabe, este é o tamanho do frame das tomadas do jeito que foram filmadas. Como É Quase Verdade foi todo rodado com a câmera 5D da Canon, a proporção é 16x9, com janela 1.78:1, mas o diretor Emanuel Mendes e o diretor de fotografia Mario Cassettari irão reenquadrar o frame para 1.66:1, um formato, segundo o diretor, "mais apropriado ao tipo da história que contamos." Assista ao vídeo acima para entender as mudanças ao longo do tempo e como elas influenciaram a estética dos filmes.

Very well, continuing the subject of our last post, the guys from the site FilmmakerIQ (here: http://filmmakeriq.com/), one of the best when it comes to film and the filmmaking process, have made avaiable a very nice and very fun cinema lesson on the history of the aspect ratio. For those of you who don´t know about this or are not very much into the technical gobbledygook, this is the size of the frame the way it was composed in the final film. Since It´s Almost True was shot entirely using the Canon 5D digital camera, the proportion goes for 16x9, with the aspect ratio on 1.78:1, but director Emanuel Mendes and DP Mario Cassettari will reframe it entirely to 1.66:1, a format, according to Mendes, "more appropriate to the kind of story we´re unfolding." Watch the video above to better understand the changes over the years and how they have influenced the film aesthetic.



Twitter  

Nenhum comentário:

Postar um comentário