É Quase Verdade é a história do mendigo Aparício e seus amigos, entrevistados por uma equipe de filmagem. Aparício quer saber por que o cinema nacional só retrata e promove lá fora temas já conhecidos e amplamente divulgados. Determinado a também fazer parte deste estrelato, ele questiona insistente seus interlocutores, até que uma notícia fabulosa muda seu destino para sempre.
Ficha Técnica:
Direção: Emanuel Mendes
Produção: Bianka Saccoman Emanuel Mendes Luiz Alberto Rodrigues
Roteiro: André Campos Mesquita Emanuel Mendes
Música Composta e Conduzida por: Marcel Soares
Direção de Fotografia: Mario Cassettari Jefferson Coppola
Montagem: Francisco Costabile Emanuel Mendes
Direção de Arte: Ney Guimarães Felix DeLiz
Figurinos: Ney Guimarães
Som Direto: Mauricio Esposito Babi Costa
Desenho de Som & Mixagem: Mauricio Esposito
Gravação de ADR: Pedro Amaral
Assistente de Direção: Franklin K. Fleming
Duração: 27 min.
Ano de Produção: 2014
Cor: P&B
Formato: Digital
Janela: 1.78:1
Formato: Digital
Janela: 1.78:1
Companhia Produtora & Distribuição: Sincronia Filmes
Apoio Cultural: Universidade Anhembi Morumbi
Elenco:
Pedro Ivo ....................................................................... Aparício
Sonia Maria Silva ................................................... Mãe de Aparício / Confessora Dorneles
Mario Morhle ................................................................ BoaVentura de Souza
Lucio Marques .............................................................. Cabeça de Fósforo
Simone Leite ................................................................. Talidomida do Brasil
Guilherme de Almeida Prado ......................................... Príncipe William
Paulo Lustig ................................................................... Paolo Gregori
Ulysses .......................................................................... João
Notas:
- É Quase Verdade nasceu do reencontro do roteirista André Campos Mesquita e do diretor Emanuel Mendes. Ambos já haviam trabalhado juntos no filme anterior de Mendes, Amarar (2008). Na época, Mesquita desejava realizar um documentário de verdade sobre mendigos de rua em São Paulo, e Mendes tinha vontade de fazer uma comédia ironizando a fixação do cinema brasileiro em exibir e divulgar apenas a pobreza, a violência e o atraso do país em festivais mundo afora. Unindo o útil ao agradável, a dupla concebeu o roteiro de É Quase Verdade, um documentário falso que tira um sarro do modus operandi do cinema nacional e do establishment do mesmo.
- Uma das inspirações para o roteiro foi o filme Zelig (1983), de Woody Allen, cuja história, também ela um documentário falso, girava em torno do personagem interpretado por Allen, um camaleão disposto a se transformar em qualquer pessoa para agradar os outros.
- O roteiro foi literalmente escrito em uma mesa de bar. Mendes e Mesquita conversavam descompromissadamente quando André resolveu ir ao banheiro e de lá voltou com uma série de ideias. Segundo Mesquita, foi um sapo de enfeite o que misteriosamente lhe transmitiu as descobertas. A dupla em seguida elaborou o esqueleto da história e acrescentou os diálogos.
- A princípio, É Quase Verdade seria um produto destinado à internet. Segundo o diretor Emanuel Mendes, a ideia era fazê-lo da forma mais rápida, simples e barata e distribui-lo em igual medida. Mas a coisa tomou proporções maiores e o filme despontou para o tradicional rumo das estreias, circuito de festivais e mostras de audiovisual. Ainda segundo Mendes, a distribuição, a cargo da Sincronia Filmes, pretende percorrer universidades e centros de cultura em geral, promovendo a discussão do tema que o filme aborda.
- O elenco do filme - todo formado por atores oriundos do teatro e/ou do conteúdo audiovisual para a internet - foi recrutado baseado tanto em experiências anteriores - como a do curta-metragem O Homem Que... (2011), a websérie Os Chorões (2012), cujas produções também foram da Sincronia Filmes - quanto pela rede de contatos dos produtores.
- Segundo o diretor Emanuel Mendes, É Quase Verdade representou um sem-número de primeiras vezes para ele: foi seu primeiro filme em preto e branco, o primeiro rodado inteiramente em digital, a primeira comédia, o primeiro feito (quase) totalmente na improvisação - houve um ensaio com os atores, mas o diretor não utilizou os tradicionais storyboards de representação das cenas -, a primeira vez na qual teve uma trilha sonora composta exclusivamente para o filme, e o primeiro realizado pela Sincronia Filmes, a produtora que o diretor fundou com Francisco Costabile.
- As filmagens levaram cerca de 4 dias: elas se estenderam do vão do Masp, na Avenida Paulista, em São Paulo, a imagens captadas no centro da cidade, no Parque Dom Pedro II, e no aeroporto internacional de Guarulhos.
- O filme teve o apoio cultural da Anhembi Morumbi, uma vez que alguns profissionais da equipe - como o diretor de fotografia Mario Cassettari e o sonoplasta Mauricio Esposito - são professores da instituição.
- É Quase Verdade teve dois diretores de fotografia: além de Mario Cassettari, o também fotógrafo de still Jefferson Coppola, cujo portfólio inclui passagens pela Folha de S. Paulo, o site UOL, e mostras fotográficas percorrendo o Brasil e o exterior. Coppola, que, suspeitamos, deve ter um parentesco com o outro (o Francis, lembra?), também realizou as fotos de divulgação do filme, e seu olhar jornalístico trouxe uma nova concepção para este tipo de trabalho, longe do clichê para o qual ele costuma apontar.
- A trilha sonora de Marcel Soares, um trilheiro com escolaridade em música eletrônica, traz elementos de compositores como Nino Rota, Henry Mancini, samba e trilhas para a Nouvelle Vague francesa.
It´s Almost True is the story of Aparício, the beggar, and his friends, all interviewed by a film crew. Aparício wants to know why Brazilian Cinema only shows abroad the very same themes already spreaded to everyone. Determined to also be a part of this starring system, he mercilessly questions his interlocutors until fabulous news changes his destiny forever.
Cast and Crew:
Directed by: Emanuel Mendes
Produced by: Bianka Saccoman Emanuel Mendes Luiz Alberto Rodrigues
Written by: André Campos Mesquita Emanuel Mendes
Music by: Marcel Soares
Directors of Photography: Mario Cassettari Jefferson Coppola
Editing: Francisco Costabile Emanuel Mendes
Art Direction: Ney Guimarães Felix DeLiz
Costumes by: Ney Guimarães
Direct Sound: Mauricio Esposito Babi Costa
Sound Design & Mixing: Mauricio Esposito
ADR: Pedro Amaral
Director Assistant: Franklin K. Fleming
Running Time: 27 min.
Year of Production: 2014
Color: B&W
Format: Digital
Aspect Ratio: 1.78:1
Format: Digital
Aspect Ratio: 1.78:1
Production Company & Distribution: Sincronia Filmes
Cultural Support: Universidade Anhembi Morumbi
Cast:
Pedro Ivo ....................................................................... Aparício
Sonia Maria Silva ................................................... Aparício´s Mother / Confessora Dorneles
Mario Morhle ................................................................ BoaVentura de Souza
Lucio Marques .............................................................. Cabeça de Fósforo
Simone Leite ................................................................. Talidomida do Brasil
Guilherme de Almeida Prado ......................................... Príncipe William
Paulo Lustig ................................................................... Paolo Gregori
Ulysses .......................................................................... João
Production Notes:
- It´s Almost True was born from the reencounter between writer André Campos Mesquita and director Emanuel Mendes. Both had already worked together on Mendes´s previous film, Amarar (2008). At the time, Mesquita wished to make a real documentary about homeless people in São Paulo, and Mendes wanted to shoot an ironic comedy about the evergrowing fixation of Brazilian Cinema in showing only the poverty, the slums and the violence in the country in festivals worldwide. Joining forces, the duo created the screenplay for It´s Almost True, a mockumentary which plays and ridicule the modus operandi and the establishment of Brazilian Cinema.
- One of the inspirations for the script was the film Zelig (1983), by Woody Allen, whose story, also a mockumentary, revolved around the character played by Allen himself, a chameleon willing to transform into anybody only to please them.
- The script was literally written at a bar table. Mendes and Mesquita talked uncompromisingly when André resolved to go to the bathroom and came back with a bunch of ideas. According to Mesquita it was a decorating frog that misteriously sent him the discoveries. After that the duo elaborated the body of the script and added up the dialogues afterward
- At first It´s Almost True would be a product destined to the internet. According to director Emanuel Mendes, the idea was to shoot it quickly and inexpensively and distribute it the very same way. But the whole thing took on a different direction and suddenly the film saw its way on the festival circuit, the premieres and audiovisual screenings as a whole.
- “The cast - all formed of actors from the theater and/or the audiovisual content for the internet - was recruited based on previous experiences, such as the one with the short film The Man Who... (2011) and the webseries The Criers (2012), both of which produced by Sincronia Filmes, and also from the producers´s networking.
- According to director Emanuel Mendes, It´s Almost True represented a lot of “first times” for him: it was his first film made in black and white; the first one shot entirely on digital; the first comedy; the first made (almost) on improvisation - there was a rehearsal with the actors, but Mendes did not storyboard the sequences in advance -, the first time that he had a musical score composed exclusively for the film, and the first one made via Sincronia Filmes, the production company that the director founded with Francisco Costabile, also a director.
- Filming took 4 days. It began below Masp museum, on Paulista Avenue in São Paulo, went on to the city center, the Dom Pedro II park, and the Guarulhos international airport.
- It´s Almost True was shot with two DPs: besides Mario Cassettari, the film also had Jefferson Coppola, whose portfolio includes works for Folha de S. Paulo, the site UOL, and photographic expositions both in Brazil and abroad. Coppola, who, we suspect, must have bondings with the other one (remember him?) has also done the stills for the film, and his journalistic approach has brought a different vision to this kind of job, far away from the clichès that this sort of work usually points out.
- The musical score by Marcel Soares, a composer with a background in electronic music, brings elements from composers such as Nino Rota, Henry Mancini, samba and scores of the French New Wave.
Nenhum comentário:
Postar um comentário